Friday Night Funkin’ ou comumente conhecido como FnF é um jogo de música e ritimização onde você precisa acertar as notas conforme elas vão aparecendo em sua tela. Um jogo que apesar de não ter os melhores gráficos consegue te prender durante horas e horas, algo que devo acrescentar em minha review é que pelo fato dele propor mecânicas simples ao jogador e ser acessível ao público seria uma dilapidação do jogo caso houve gráficos 3D.
Esse jogo ainda está e progresso então creio que eu não poderia dar o meu veredicto final, por este mesmo fator o enredo do jogo não está completo, mesmo assim creio que ao lançar a versão final esse sim será melhor do que está hoje, apesar do jogo não ter como destaque notas vocais ele realmente sabe como dar voz aos personagens com notas instrumentais.
Desenvolvimento do Friday Night Funkin
Um dos fatores que eu acredito pela qual o jogo manteu seu sucesso durante o início desse ano e se manteve presente até agora foi por causa da comunidade, o FnF é um jogo de Opensource, ou seja tem seu arquivos abertos ao público onde eles podem editar os mesmos, fazendo assim seus próprios mods, modificações dentro de jogo, cada mod um mais interessante que o outro.
- Magic Tiles 3
- Sprunki – Cute vs Scary Beats
- Funk Brasil: dj mpc launchpad
Desenvolvido por uma equipe de quatro usuários do Newgrounds, o jogo tem um estilo de jogo semelhante a Dance Dance Revolution e PaRappa the Rapper, e com uma estética que lembra os jogos em Flash populares do início a meados dos anos 2000.
O jogo gira em torno do personagem do jogador, simplesmente chamado de “Boyfriend” (“Namorado”, em inglês), que tem que derrotar uma série de personagens em competições de canto e rap para poder namorar seu interesse amoroso, “Girlfriend” (“Namorada” em inglês).
Jogabilidade do Friday Night Funkin
Friday Night Funkin’ é um jogo de ritmo no qual o jogador deve passar de vários níveis, chamados de ” week” semanas em inglês, cada um contendo várias músicas. Cada semana, o jogador enfrenta um adversário diferente.
Durante o jogo no “modo de história”, o oponente cantará um padrão de notas, que o jogador deve então espelhar usando as teclas de seta ou as teclas W, A, S e D. As músicas posteriores apresentam padrões mais complicados, com o padrão do jogador às vezes variando do oponente ou de ambos os cantores se engajando em um dueto.
Na parte inferior da tela, há uma barra que indica o desempenho do jogador. O lado esquerdo da barra é vermelho, representando o oponente. O lado direito é verde, representando o jogador. Bater notas com sucesso aumentará o tamanho da barra do jogador, enquanto notas ausentes ou pressionando quando não há notas fará com que a barra do oponente se expanda. O jogador falha se a barra do oponente preencher toda a barra. O jogador ganha se sua barra sobreviver por toda a música.
Sobre a Gameplay do Friday Night Funkin
Cena de um jogo que demonstra de um personagem masculino, segurando um microfone, e uma personagem feminina sentada em cima de uma caixa de som. A interface mostra uma barra de vida do jogador, e setas direcionais.
Uma captura de tela do nível de tutorial de Friday Night Funkin’.
Para cada semana, o jogador tem a opção de selecionar uma das três dificuldades: Fácil, Média e Difícil. Conforme a dificuldade aumenta, a velocidade das flechas aumenta e os padrões das flechas se tornam mais complicados. A pontuação mais alta do jogador para cada semana em cada dificuldade é rastreada e exibida no canto superior da tela de seleção da semana.
O jogador também pode tocar no modo “jogo livre”, onde a estrutura da “semana” e quaisquer cutscenes são ignoradas e o jogador pode tocar qualquer música individual por conta própria.
Mais sobre o Desenvolvimento
Ninjamuffin99 e três de seus amigos de Newgrounds (artistas Dave “Phantom Arcade” Brown e evilsk8r, bem como o compositor Isaac “Kawai Sprite” Garcia) desenvolveram inicialmente Friday Night Funkin ‘ como uma apresentação ao Ludum Dare 47, postando uma demonstração da semana 1 online com apenas duas músicas.
A demo obteve um sucesso inesperado, levando a muitos pedidos de um jogo completo. Em resposta a isso, Ninjamuffin99 disse que já estava planejando expandir o jogo e pensar no Ludum Dare como mais um protótipo do que uma demonstração do jogo.
Ninjamuffin99 postou uma nova versão no Newgrounds (e posteriormente em Itch.io) em 1 de novembro de 2020 que adicionou uma nova tela de título, uma nova música para a Semana 1, um menu de seleção de nível, freeplay e modos de história, um tutorial, um novo game over tela, um menu de pausa, um modo de depuração, ícones de namorado atualizados e a semana 2. O interesse no jogo cresceu, e ele rapidamente se tornou o jogo com maior audiência nos 25 anos de história da Newgrounds.
Ganhando espaço na Internet
O jogo também recebeu atenção significativa por meio de tendências em plataformas como YouTube, Twitter, TikTok e Twitch. O jogo tem uma comunidade ativa de modding devido ao seu lançamento de código aberto, permitindo a implementação de conteúdo feito por fãs. Como resultado, o jogo receberá suporte polymod. Week 7 foi lançado como um exclusivo temporário no Newgrounds. Por causa da quantidade de pessoas tentando jogar o jogo, o site Newgrounds travou por um tempo.
Sua trilha sonora, do compositor Kawai Sprite, está disponível gratuitamente no Bandcamp e no Spotify.
Quero com mods